BLOG

FACES DO MARTÍRIO : ANOREXIA E SANTIDADE, UMA VISÃO PSICANÁLITICA

             

Santa Verônica de Giuliani e seus manuscritos em milhares de páginas, base do livro que  a psicanalista Cybelle Weinberg está lançando sobre anorexia na clínica psicanalítica.

LEITURA INSTIGANTE E QUE TRANSCENDE OS TEMPOS

Este livro é o resultado da publicação atualizada da tese de doutorado em Psicologia Clínica “Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica de anorexia” (2015), defendida na PUC/SP, sob orientação do dr. Manoel Berlink.

O texto da autora Cybelle Weinberg relaciona fatos da vida de Santa Veronica que viveu na Itália na passagem dos séculos XVII para o XVIII com a clínica atual de anorexia. Analisa seus diários e os registros de sua canonização que mostram como o modo perseverante de vida da santa, marcado por periodos de jejum intenso, violência contra o próprio corpo e busca de santidade aproxima-a das pacientes com sintomas anoréxicos.

Há ainda um paralelo entre dois tipos de relação: o das santas e mártires do Cristianismo com a Igreja, e a das meninas anoréxicas com suas mães. Cúmplices de um projeto que pode levar à morte, essas duplas atendem ao apelo de um ideal de perfeição. A análise dessas vidas — marcadas pelo excesso — mostra como um Ideal, nascido e construído nos inícios da era medieval ocidental, transcende os tempos e se revela na singularidade de cada um.

(Da Apresentação do livro)

Este livro abre a coleção CEPPAN, sobre anorexia e bulimia, para a Sá Editora.

“Faces do martírio” de Cybelle Weinberg

160 páginas formato 14×21 – R$53,00

Lançamento Sá Editora

www.saeditora.com.br