BLOG

AS MAIS BELAS E TRADICIONAIS “LENDAS BRASILEIRAS” DE VOLTA ÀS LIVRARIAS

LENDAS BRASILEIRAS: 27 HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS

Autor: Carmen Dolores /Ilustrações: Julião Machado

Reedição de obra publicada em 1914

136 páginas  Preço de capa: 39,90

Publicado pela primeira vez em 1914, Lendas Brasileiras reúne dois artistas que muito contribuíram para a formação do imaginário brasileiro, a carioca Carmen Dolores e o português  Julião Machado. São 27 lendas recolhidas do nosso folclore pela escritora Carmen Dolores e ilustradas pela pena genial de Julião Machado, um dos pais da caricatura em nosso país. Narrativa ágil e envolvente, essa obra permanece no tempo. Sua nova edição que ora entregamos ao leitor brasileiro do século XXI vem com certeza preencher uma lacuna ao provocar um olhar mais atento ao nosso rico folclore e à história da nossa literatura popular.

Carmen Dolores e Julião Machado formaram a primeira grande dupla brasileira de autor/ilustrador da “literatura para crianças”, buscando atrair um público que ainda era considerado de menor importância, fechado na moral dura e nas austeras regras.

 Emília Moncorvo Bandeira de Mello nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1852 e morreu em 1911. Usou vários outros pseudônimos em suas colaborações para os jornais Correio da Manhã, O País, Tribunal e Étoile du Sud, mas foi com o pseudônimo de Carmen Dolores que ficou mais conhecida. Apesar das limitações de sua concepção de libertação feminina, sua participação marcou para as mulheres uma conquista importante de espaço na imprensa. Deixou as seguintes obras: Gradações / Páginas soltas (contos), de 1897; Um drama na raça (contos), de 1907; Ao esvoaçar das idéias (crônicas), de 1910; A luta (romance), de 1911; Almas complexas (contos), de 1934.

 O caricaturista português Julião Machado (1863-1930) chegou ao Brasil em 1894. Trabalhou nos grandes jornais como o Jornal do Brasil e a Gazeta de Notícias. Foi ele quem inaugurou a era da caricatura a traço na imprensa brasileira e é sob a sua influência que estréiam os três grandes caricaturistas do século: J. Carlos, Raul Pederneiras e Kalixto.

 

Pedidopara comercial@saeditora.com.br 

www.saeditora.com.br – Whatsapp: 11 99999-6707