Antônio Conselheiro: um místico brasileiro — edição em e-book

Antonio Conselheiro traz a história de um dos principais mitos da literatura brasileira, Antônio Conselheiro, contada no início do século XX por um europeu que nasceu em Londres e morreu em Buenos Aires.

Robert B. Cunninghame Graham viajou pela América do Sul e, ao passar pelo Brasil nos anos 1910, inteirou-se do episódio de Canudos, ocorrido há cerca de vinte anos. O fascínio que o episódio exerceu sobre ele foi a mola propulsora para que começasse a escrever.

Seu livro segue muito de perto Os Sertões, de Euclides da Cunha: detém-se na vida de Antônio Maciel, desde suas origens até sua aparição como Conselheiro, sua atuação, sua morte e a destruição de Canudos, cenário dessa história. Para tanto, sua fonte já não é somente a terceira parte d’Os Sertões, “A luta”, mas artigos publicados nos Anais da Biblioteca Nacional e livros de História do Brasil, de autores brasileiros e estrangeiros.

Por seu relato e seus referenciais, fica evidente o olhar exótico diante do país tropical, a linha de pensamento naturalista e às vezes preconceituosa com relação aos mestiços e descendentes de negros e índios. Ao descrever com detalhes o fanatismo dos jagunços, sua luta contra as expedições do governo fracassadas e a chacina, parece tentar ao mesmo tempo entender e explicar o fenômeno que até hoje ainda tem perguntas sem respostas, cujos estudos trazem sempre novas revelações.

Surpreende que Cunninghame Graham tenha se debruçado sobre este tema com tanta antecipação. A primeira edição de seu livro foi publicada em 1920 – muito anterior portanto à primeira publicação de Os Sertões em língua estrangeira – que data de 1938, na Argentina –, e à primeira edição em inglês, publicada pela University Chicago Press, em 1943.

Não se trata de um ensaio sobre antonio-conselheiro , nem um estudo sobre Euclides da Cunha, mas o recontar da vida e dos milagres de Antônio Conselheiro para um público europeu que a desconhecia. Mais do que uma síntese da obra e menos do que sua complementação, caracteriza-se por nos revelar o olhar estrangeiro sobre elementos locais e nos fazer ver detalhes que às vezes passam desapercebidos para os próprios brasileiros.

E-book: você pode ler o livro em seu tablet, Ipad ou celular, comprando e baixando o texto direto das livrarias que vendem livros digitais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *