TEATRO CEGO estreia em São Paulo: Sérgio Sá, nosso autor de FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR, é um dos atores cegos em cena

Teatro Cego chega a São Paulo

Em SP
FOTO: Divulgação

A Caleidoscópio Comunicação & Cultura produz pela primeira vez no Brasil o Teatro Cego. Com elenco formado por cinco atores, sendo três deles cegos, e mais quatro músicos, a ideia do projeto é imergir o público no universo dos deficientes visuais

O formato surgiu em 1991, na cidade de Córdoba, na Argentina, e atualmente está em cartaz em Buenos Aires. Em 2009 um dos produtores da Caleidoscópio esteve na cidade, assistiu a um dos espetáculo e resolveu produzir em São Paulo uma peça, nos mesmos moldes do teatro argentino, porém adaptada a um texto brasileiro.

As apresentações ocorrerão no Tucarena e a encenação acontecerá no mesmo espaço ocupado pelo público. Os atores circularão por corredores entre as cadeiras, dando a sensação de que os espectadores estão dentro da cena. Com isso, o público fica inserido na trama, e não sentado nas arquibancadas do teatro. Serão recebidas 150 pessoas por apresentação.

Projeto

O projeto consiste na produção de uma temporada teatral baseada no conto “O Grande Viúvo”, de Nelson Rodrigues, apresentada de forma inédita no Brasil: todo o desenvolvimento da trama acontece em um local completamente escuro, fazendo com que os espectadores, sem que possam contar com a visão, tenham que se valer de todos os seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreenderem o conteúdo da peça.

Essa condição insere o público no universo dos deficientes visuais, que se utilizam desses quatro sentidos, somados à intuição, para compreenderem o mundo ao seu redor.

A proposta é criar um ambiente inédito no teatro brasileiro, abrindo um novo campo de trabalho para atores, produtores, técnicos, inclusive priorizando o trabalho de deficientes visuais que atuam ou tenham intenção de atuar nessa área. Esse deficiente visual, normalmente excluído profissionalmente, passa a ser uma peça de extrema importância quando se tem que trabalhar em um local completamente escuro. Cumpre-se assim, também, um papel social, inserindo esses profissionais no mercado de trabalho e abrindo a possibilidade de uma forma de expressão artística que, até então, imaginava-se inviável para essas pessoas. Um exemplo disso é o músico Sergio Sá, que nesse projeto, teve a oportunidade de trabalhar com ator pela primeira vez.

Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegarão aos espectadores vindos sempre de locais diferentes, dando a sensação de que eles estão realmente inseridos no ambiente cênico. Tais sensações serão o caminho para a compreensão da trama, mesmo ela ocorrendo completamente no escuro.

Serviço:

Teatro Cego – O Grande Viúvo
Tucarena (150 lugares)
Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Informações: 3670-8455
Bilheteria: a partir das 14h.
Vendas: www.ingressorápido.com.br e 4003-1212
Quartas e Quintas às 21h.
Ingressos: R$ 40
Duração: 60 minutos
Recomendação: 14 anos
Estreia dia 13 de junho
Curta temporada: até 26 de julho

1 comentário

Assine o feed RSS dos comentários deste post.
  • http://www.saeditora.com.br/wp-content/themes/sa2011

    A peca

Comente

Seu email não será exibido. *  Campos obrigatórios

*
*
*

Acompanhe nosso Twitter:
http://twitter.com/saeditora

Fone/Fax: (11) 5051-9085
Fone: (11) 5052-9112