Zidane, o mito do futebol: por Luis Fernando Verissimo e Ronaldo

“No meio da torcida da França, na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, aparecia uma faixa com os dizeres: “Zidane: pour la légende!” A faixa exortava Zidane a contribuir para a sua própria legenda, jogando como nunca.
E Zidane obedeceu. Pelo menos sua atuação contra o Brasil, no jogo que nos eliminou da Copa, só pode ser descrita como legendária.
Depois veio o episódio da cabeçada no italiano, no jogo final, mas isto não impediu que a última participação do Zidane na seleção da França ficasse como a consagração de um mito.
A legenda não era só de um extraordinário jogador de futebol, também era do homem e do cidadão – e do símbolo, nas intricadas relações raciais francesas.
Vê-lo jogar era um prazer, conhecer melhor a sua vida será outro. E saber um pouco mais de “la légende” nos ajudará a perdoar o que ele fez conosco na Alemanha. ”

Luis Fernando Verissimo

DEPOIMENTO DE RONALDO
“Zidane é um dos maiores jogadores de todos os tempos. Isto é suficiente para qualquer um admirá-lo, de um ponto de vista esportivo.
Mas como pessoa também, ele é, para mim, muito especial. Eu aprendi a gostar dele antes e sobretudo durante os nossos quatros anos juntos no Real Madrid.
Temos uma amizade que foi um grande presente que o futebol me deu, e que certamente vou levar para o futuro.
Além disso, ele é meu maior aliado na luta por causas humanitárias em todo o mundo. Meu parceiro, meu companheiro, meu amigo no jogo da vida.”
Ronaldo Nazário de Lima, o “Fenômeno”
Textos extraídos da biografia “Zinedine Zidane” (Sá Editora).

Comente

Seu email não será exibido. *  Campos obrigatórios

*
*
*
  • Categorias

  • Arquivos

Fone/Fax: (11) 5051-9085
Fone: (11) 5052-9112

Acompanhe nosso Twitter:
http://twitter.com/saeditora