OS 100 MELHORES CDs DA MPB
André Domingues
208 páginas
ISBN: 8588193205
R$ 34,90

Pague de forma segura e rápida:

Bandeiras Pagseguro

Dúvidas? Clique aqui.

COMPRAR
Compartilhe

Os 100 melhores CDs da MPB

André Domingues

Um livro com o papel de despertar uma discussão atual sobre a Música Popular Brasileira, representada pela suas melhores gravações em CD. Este é o intuito da obra Os 100 Melhores CDs da MPB, do crítico musical André Domingues. A votação para definir os “eleitos” e dar voz à diversidade da MPB foi feita por profissionais de renome do meio musical. São 10 músicos, compositores e críticos: Arley Pereira, jornalista e crítico musical; Carlos Rennó, compositor, jornalista e crítico musical; Éder Sandoli, compositor, arranjador e instrumentista; Hilton Valente, compositor, arranjador, instrumentista e professor de História da Música Popular Brasileira da UNICAMP; Luiz Melodia, cantor e compositor; Maria Alvim, cantora e especialista em recursos da voz; Rui Moraes, jornalista especialista em MPB; Théo de Barros, cantor, compositor, instrumentista e arranjador; Victor Martins, compositor; além do próprio autor. O resultado dessa votação, longe de se pretender absoluto, é uma verdadeira provocação. Quais serão, enfim, os maiores clássicos da MPB?

Cada um tem sua opinião, é verdade. Mas por quê não discuti-las, e ao som de boa música? O jornalista Marino Maradei Jr., logo na orelha do livro, trata de abrir a polêmica reclamando a falta de Lúcio Alves… É esse o espírito de Os 100 Melhores Cds da MPB! Os textos do livro, mistos de crítica musical jornalística e ensaio, são enriquecidos por um glossário, que explica o sentido de termos técnicos relacionados ao ritmo, à harmonia, à melodia e a curiosidades que cada gravação aportou à nossa música. Assim, traz ao leitor um sentido de tempo e espaço, inclusive com breves biografias dos principais nomes citados. André Domingues deixa clara sua intenção de, ao longo das 100 resenhas do livro, apresentar – especialmente ao jovem leitor – a história da Música Popular Brasileira, com uma abordagem crítica, aprofundada, e ao mesmo tempo acessível.

Autor

André Domingues nasceu em São Paulo, em 1976. Formado em Filosofia pela UNICAMP e estudioso de música popular desde os 14 anos de idade, vem trabalhando como jornalista e crítico musical na emissora de televisão Alltv (www.alltv.com.br) e em diversas publicações escritas, tais como o Jornal da Tarde, o Diário do Comércio, a revista Raça Brasil e a revista Cultura DO. Também leciona História da MPB em escolas e centros culturais.

Leia um trecho:

Como tantos, comparo a riqueza da nossa música popular à das nossas florestas.

Tanto numa, como noutra, temos preciosidades de fazer inveja a qualquer país do mundo. Seja na floresta, seja nos palcos, temos flores silvestres de rara delicadeza, frutos de aroma e sabor incomparável, animais ariscos e misteriosos e claras minas d’água que, mais adiante, formam rios escuros, caudalosos. Há sobre ambas, também, uma sombra densa que, exceto em algumas clareiras esparsas, dificulta a visão simultânea do todo, de cada uma das partes. A diferença é que a mata é virgem, enquanto a música, qualquer música, ao menos alguma vez, foi conhecida antes de cair na ignorância. Voltar a trilhar e abrir as picadas da memória musical brasileira, sem ressalvas contra nenhuma, e com os meios que temos à mão no momento – os CDs, ainda que, em certos casos, já não sejam assim tão disponíveis… –, é o objetivo deste livro.

Ah! mais uma semelhança entre as florestas e a MPB: em ambas são os estrangeiros quem mais se empenham em pesquisar e extrair uma biodiversidade de inestimável valor.

“Os 100 Melhores CDs da MPB” – mas o que pode ser isso? Que critério pode apontar o sumo de nossa tão vasta produção musical? De fato, os juízos estéticos não seguem formas objetivas e, portanto, a presente listagem – assim como qualquer outra – está impregnada de arbitrariedade. Em não havendo critérios absolutos, preferi uma via mais democrática e escolhi um parlamento para votar a questão. Busquei convidar pessoas de alto gabarito musical, mas partidários de vertentes diferentes da MPB, a fim de garantir a pluralidade que nos caracteriza (e que muitas iniciativas do gênero deixam escapar). Apurados os votos, havia então 100 títulos, partes integrantes do seleto rol de obras de arte que chamamos “clássicos”. Embora seja verdade que os 100 melhores CDs da MPB não são necessariamente os aqui listados, posso garantir que cada um deles – que ouvi muitas, muitas vezes – justifica esse título de “clássico” já à primeira audição. Jorge Luis Borges dizia que os clássicos são obras que gerações e gerações, urgidas por diversas razões, apreciam com prévio fervor e misteriosa lealdade. Fico com ele. Os clássicos me parecem uma livre criação e, mesmo, uma obsessão da nossa memória coletiva. Contudo, Borges também argumenta que, necessários ou não, os clássicos têm uma particularidade muito importante: não terminam em si mesmos; são destinados a repercutir por anos e anos a fio, indefinidamente. Continuo com ele. E acredito piamente que todos os presentes discos têm essa qualidade. Sincero admirador de todos eles, torço para que o tempo não me desminta!

Quem elegeu os 100 melhores CDs da MPB aqui listados:

• André Domingues
Jornalista e crítico musical
• Arley Pereira
Jornalista e crítico musical
• Carlos Rennó
Compositor, jornalista e crítico musical
• Éder Sandoli
Compositor, instrumentista e arranjador
• Hílton Valente, “Gogô”
Compositor, arranjador, instrumentista e professor de História da Música Popular Brasileira da UNICAMP
• Luiz Melodia
Cantor e compositor
• Maria Alvim
Cantora e especialista em recursos da voz

Imprensa

Acompanhe nosso Twitter:
http://twitter.com/saeditora

Fone/Fax: (11) 5051-9085
Fone: (11) 5052-9112