Babyji, um romance lésbico sedutor (botadentro.com, 29/07/2009)

botadentro.com, 29/07/2009

Por Nina Ferri

Terminei um dia desses a leitura de um romance lésbico cujo cenário é a ??ndia e suas tradições. Não, eu não estou influenciada por essa onda indiana que tomou conta do País graças a novela de Gloria Perez, Caminho das ??ndias (que aliás, eu nem gosto). Mas assim que soube do lançamento do livro Babyji, da romancista indiana Abha Dawesar, pela Sá Editora, não tive dúvidas que poderia descobrir na obra uma agradável surpresa.

Não sei se a certeza estava baseada em dois filmes que assisti e que também tinham os costumes indianos como pano de fundo – As delícias celestiais de Nina, que já elogiei aqui, e Fire (que também gostei bastante), mas a verdade é que eu estava certa.

A história da adolescente Anamika (Babyji), que vive em Nova Déli, é mesmo uma delícia. A garota de 16 anos é um gênio na escola (principalmente em Física Quântica), lê o Kama sutra escondida e atrai olhares de homens e mulheres (de todas as idades).

Além disso, ao mesmo tempo em que se descobre sexualmente (ela seduz uma mulher mais velha, a empregada da família e uma colega de classe), questiona o sistema de castas indiano, o conservadorismo do país e temas como a homossexualidade e a religião.

Coincidentemente enquanto terminava minha leitura, tive outra agradável surpresa daquele país: a decisão (acertadíssima) de derrubar uma lei herdada dos britânicos há 150 anos e que considerava a homossexualidade crime sujeito dez anos de prisão. Um absurdo ainda mais para um lugar que tem um príncipe gay – Manvendra Gohil -, aquele que esteve no Brasil em junho para participar da Parada Gay de São Paulo. (Infelizmente as últimas notícias que li a respeito davam conta da possibilidade da Suprema Corte de Nova Déli retroceder em sua decisão).

De qualquer forma fica aqui a dica: Babyji é uma leitura agradável e sedutora. Tão sedutora quanto a protagonista da história, que de tantos romances já foi até chamada por uma amiga minha de Shane (personagem de The L Word que pega quase toda a mulherada durante as seis temporadas da série) indiana.

384 páginas

Fonte:
http://www.botadentro.com/2009/07/babyji-um-romance-lesbico-sedutor.html


Tweets by @saeditora
Fone/Fax: (11) 5051-9085
Fone: (11) 5052-9112