Suflê
Asli Perker
Preparar um suflê exige mais que prática culinária. Quando o cozinheiro acha que controla todos os elementos, freqüência dos movimentos ao bater os ovos, quantidade exata de açúcar, calor do fogo, hora exata de apagar a chama, algo imponderável pode surgir que fará desabar a delicada “construção” de claras em neve.
Asli Perker baseou-se nesta metáfora para elaborar este romance sensível, entrelaçando as histórias de vida de três personagens em torno da mesa e do calor do fogão.
É o alimento e sua preparação, com sua gama de simbolismos e significados sociais e culturais que dá sabor a esta leitura, enquanto seguimos a vida cotidiana de personagens que vivem em Nova York, Paris e Istambul.
Veremos como Marc, Ferda e Lilia tentarão se recuperar de momentos difíceis, a seu modo e com seus limites até encararem o desafio de preparar “o suflê perfeito”.
Asli Perker
Asli E. Perker nasceu em 1975, em Izmir, naTurquia. Durante sua infância e adolescência, viveu em várias partes do país, acompanhando o trabalho de seu pai. Formou-se na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade Dokuz Eylul.Começou sua carreira profissional em uma agencia de publicidade,como redatora, e depois passou ao Jornalismo.Trabalhou para as revistas Aktuel, Radikal, Yeni Binyil e para o jornal Sabah.
Em 2001, mudou-se para Nova York onde atuou como tradutora e intérprete e iniciou mais fortemente sua carreira literária.
Seu primeiro romance, Baskalarinin Kokusu (O cheiro dos outros) foi publicado em 2005; o segundo, Cellat Mezarligi, (Os carrascos do cemitério), em 2009. Suflê teve sua primeira publicação na Turquia em 2011.
Perker continua a escrever para vários jornais e revistas e vive atualmente em Istambul.
Site oficial de Asli Perker http://www.asliperker.com/

