Planejamento e persistência, lemas do marqueteiro Branson (Valoronline, 21/08/2008)
Célia de Gouvêa Franco, De São Paulo
21/08/2008
Fonte: Valoronline
Mestre em jogadas de marketing, Branson revela em seu livro que também privilegia o planejamento estratégico
“Acredite em Você e Vá em Frente
O Segredo do Sucesso de uma Mente Milionária??? – Richard Branson, Sá Editora, tradução: Marcia Tabacow, 110 págs. R$ 27,90
Possível aprender como ganhar dinheiro, muito dinheiro, e ser bem-sucedido no mundo empresarial? Se a resposta for negativa, por que há, então, tanto interesse em livros que contam as “lições de vida??? de empresários que, em muitos casos, saíram do quase nada para se tornar bilionários, como é o caso do inglês Richard Branson, fundador de empresas como a cadeia de lojas de discos Virgin e da companhia aérea Virgin?
Talvez o mais correto seja dizer que há sempre otimistas ou esperançosos que acreditam na possibilidade de descobrir algum segredo, um truque, um atalho que facilite o pedregoso caminho da ascensão social e econômica. Também há leitores que se deixam encantar por essas fábulas modernas, as histórias de vencedores que conseguem impor-se aos dragões e ficam com a mocinha no final da história, com a esperança de que o mesmo possa se repetir nas suas vidas. Mas não há dúvida de que relatos de glórias ou fracassos reais são inspiradores, sejam contados por e sobre heróis ou homens de negócios.
Para quem está em busca de receitas mais fáceis para vencer na vida, o livro de Branson não poderia ser mais direto, mas, claro, não revela como se consegue o milagre ou a mágica para se passar de pobretão para endinheirado. Curta, simples, com uma linguagem corriqueira, é uma obra que consome pouco tempo do leitor. São capítulos de poucas páginas cada um, possíveis de serem lidos de uma assentada só. E cada um deles já traz no título a lição que Branson quer transmitir: “Faça acontecer???. Ou “Desafie-se. E Ainda Faça Algo Bom.???
Nascido em Londres em 1950, Richard Branson começou cedo suas investida no mundo dos negócios. Aos 15 anos, criou uma revista – “Student??? – que, surpreendentemente, deu certo. A história da publicação, contada logo no primeiro capítulo do seu livro, é um exemplo perfeito dos princípios que, segundo Branson, o levaram tantas vezes ao bom êxito. Primeiro, planejamento. Apesar de ter sido sempre ousado, iniciando empreendimentos considerados de risco, e um marqueteiro de marca maior, dado a grandes lances publicitários, Branson é minucioso ao programar suas ações.
No caso da revista “Student???, “calculei cuidadosamente???, conta ele: isso significou planejar os gastos com papel e impressão, receitas com vendas aos leitores e com publicidade. E mais: ele e um amigo escreveram, durante quase dois anos, centenas de cartas oferecendo espaço para potenciais anunciantes. Resumo da história: depois de investirem quatro libras (emprestadas pela mãe de Branson) em selos, o primeiro cheque referente a anúncios foi de 250 libras.
A segunda “lição??? de Branson é a persistência. Esse é, na verdade, o mote seminal de todo o seu livro. Não desistir nunca. Se o correio entra em greve e não for possível entregar a revista, é preciso buscar outra saída, seja lá qual for. O princípio, inculcado em Branson pela mãe, como ele deixa claro na sua narrativa, fez com que ele se saísse bem inclusive nas suas aventuras espetaculosas, como nas viagens de balões, em que o vento se tornou desfavorável e ele teve que usar a criatividade, mas nunca desistindo, sem se importar muito com as reações de espanto ou curiosidade. Em resumo, exatamente o que diz o título original do livro: “Screw It, Let’s Do It???. Deselegante, mas fiel a Branson.


