Messias S. Cavalcante
Estima-se que a ocupação das Américas ocorreu há relativamente pouco tempo, há cerca de 12 a 15 mil anos. Os povos que chegaram ao novo continente conheciam a coleta, a caça, a pesca e, provavelmente, rudimentos da agricultura e da criação de animais. Contudo, devido à diferente e exuberante composição da fauna e da flora em relação aos seus locais de origem, precisaram adaptar à nova realidade suas dietas e métodos de obter, preparar e armazenar alimentos.
Tão logo os europeus chegaram ao Novo Mundo, no final do século XV, começaram a verificar que o estágio evolutivo dos povos que nele habitavam variava grandemente. Havia os primitivos nômades e as civilizações avançadas cujas cidades ombreavam e muitas vezes superavam as europeias da época, além de povos evolutivamente posicionados entre estes dois extremos.
Neste livro é apresentado um panorama de como os nativos das diversas regiões do continente americano desenvolveram técnicas para a obtenção de alimentos através de animais, vegetais e alguns minerais, bem como apetrechos, armas, armadilhas e meios de transporte empregados na captura, além dos métodos e utensílios utilizados no preparo e armazenamento. Uma obra rara que por certo agradará a gastrônomos, curiosos e profissionais envolvidos na área de alimentação.
408 págs. / 16x23 cm
ISBN: 9788582020364
Leia mais…