"Oleitor que buscar neste livro a descrição da trajetória de um homem bem sucedido, afortunado e realizado em seus mais profundos anseios, um receituário de fórmulas testadas e aprovadas que revelem a alquimia do sucesso, com certeza se frustrará. Os que procurarem nestas páginas palavras de ordem, frases feitas por colecionadores de conceitos teoricamente bem construídas ou máximas de pirotécnico efeito moral, também julgarão a leitura inconsistente, inútil. Resignação diante de barreiras que parecem intransponíveis e alento produzido pelo conformismo diante de eventuais fracassos tampouco caberão aqui. Enquanto escrevo, sigo lutando, enfocando meu cotidiano, recolhendo da memória experiências que considero vividas diante de outros olhos, olhos de quem não vê.

 

Feche os olhos para ver melhor, em seu obviamente contraditório título, quer instigar, pretende ressaltar que, na vida, há sempre mais de dois caminhos. Descortinar o que pode estar oculto por tanto ruído, tanta imagem...
Obstáculos que se transformem em alavancas, deficiências que estimulem o desenvolvimento de capacidades ignoradas, reações diferentes das que costumamos ter diante do que nos amedronta ou constrange, esses serão, para mim, elementos indispensáveis na elaboração deste livro."