Arquivo de outubro de 2009

Lançamento da Sá no Jornalistas & Cia.

Eliana Sá (atualmente na Sá Editora e que trabalhou muitos anos na Editora Globo editando os livros do grupo) lança no próximo dia 24/10 dois livros para o público infantil: Um ônibus pra lua (Sá Editora) e Um amigo na caverna (Editora Scipione).

Forum de Editoração em São Paulo

cid_01ee01ca5655130034f04c87fea9casa.jpg

O sumô: saiba mais sobre este nobre esporte japonês enquanto lê "O sumô que não podia engordar"

27 set de 2004

No SESC Consolação, Sumo: história e cultura mostra elementos mitológicos, históricos e religiosos presentes no esporte

A origem do sumô confunde-se com a própria origem mitológica japonesa. Os registros indicam que o esporte mais tradicional do Japão nasceu há pelo menos dois mil anos e sua matriz está ligada à luta entre os deuses de diferentes povos ocupantes da ilha. No SESC Consolação, o evento Sumô: história e cultura mostra as diversas características do esporte por meio de exibição de filmes, exposição fotográfica, clínicas e campeonatos, além de apresentações musicais e cerimônia do chá.

Como parte da programação, a exposição Sumô: Um outro Olhar – com pesquisa de Rosa Kuwahara e planejamento de Jorge Tateishi – mostra o acervo do fotógrafo Cláudio Pedroso, com cerca de 40 fotos das quais 20, em preto e branco, foram tiradas durante a demonstração dos lutadores profissionais japoneses no Ginásio do Ibirapuera, em 1988, em São Paulo. As demais registram objetos e manifestações ritualísticas ligadas ao esporte. Além das fotografias, estarão expostas peças de vestimenta e indumentárias ligadas ao sumô.

Duas sessões do filme Sumô, Suor e Peleja, do diretor japonês Masayuki, dividem a programação de cinema ao lado do curta-metragem Kokugikan- Uma Nova Arena para o Sumô: para Harmonia da Tradição e Modernismo. A película retrata a construção do novo Kokuguikan, uma arena para as lutas de sumô cujo principal desafio para os projetistas foi equilibrar o caráter tradicional deste esporte com a conveniência de um prédio moderno.

Ao final da programação do evento, cerca de 350 atletas disputam o II Campeonato de Sumô da União Pró-Sumô. Para o torneio, um dohyô – ringue no qual é disputado o sumo – com dimensões oficiais será construído especialmente no local para abrigar combates nas categorias feminino e masculino entre lutadores de várias faixas-etárias.

Origem e elementos do sumô

Conta-se que o Japão tinha suas ilhas habitadas por diferentes povos, cada uma delas com seus próprios deuses. Segundo a lenda, esses deuses lutavam constantemente entre si. Por volta do século V decidiu-se que o soberano de todas as ilhas seria definido através da luta de sumô. De confrontos em confrontos, apareceu Takemikazuchi, um deus de força monstruosa que reinou absoluto por vários séculos, levando as ilhas e tribos rivais a se fundirem num único povo.

Os deuses lutavam sumô no Dohyô – plataforma quadrada, simbolizando a Terra, com um círculo no meio, representando o céu. As linhas que marcam esta estrutura eram feitas com uma corda de palha de arroz trançada e associada à demarcação de um solo sagrado. Conta-se na mitologia que, ao sair de seu esconderijo, a Deusa Amaterassu trouxe novamente luz à terra, e na entrada de sua caverna foi jogada uma corda trançada de palha de arroz para demonstrar que ali era um território sagrado.

O sumô chegou ao Brasil com os imigrantes no início do século 20. O primeiro campeonato da modalidade realizou-se na colônia de Guatapará, no interior paulista, em 1914. Em 1962 foi criada a Federação Paulista de Sumô, e em 1998, a Confederação Brasileira de Sumô. Em 2000, o Brasil abrigou o Campeonato Mundial no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foi a primeira vez que o torneio foi disputado fora do Japão.

"Um ônibus pra lua" e "Um amigo na caverna" :lançamento duplo , dupla festa

cid_014501ca4606963b57a07e00a8c0servidor.jpg

O Sumô que não podia engordar

Assista a uma apresentação em slideshow:

O Sumô Que Não Podia Engordar
View more presentations from saeditora.

Página 1 de 11
  • Categorias

  • Arquivos

(11) 5051.9085

saeditora: Esperando pra ver o novo site da Sá, a aprtir de amanhã; do grande Mateus Reis, tá belo! confiram

saeditora: @dani_teixeira nós tb damos

saeditora: @ClaudiaCostin a Primavera dos Livros carioca abre no dia 26; esperamos por uma visita lá, Claudia; a Sá estará no stand 5; abrs

saeditora: "O sumô que não podia engordar", livro básico para quem trabalha com coaching, tá tudo lá...

saeditora: @marcelotas Sugestão pauta para o CQC dar um banho: as "meninas-setas" e a rotina estúpida de um trabalho pra lá de desumano !!!

Acompanhe nosso Twitter:
http://twitter.com/saeditora