![]() |
Nós, as sogras
De Christiane Collange
Nós, as sogras: as mulheres tomam a palavra e falam dos
limites e dificuldades de viver este papel tão delicado
Nada fácil ser uma sogra. Mesmo que o mundo tenha evoluído, as sociedades tenham mudado seus valores, o papel da Sogra e os preconceitos que pesam sobre sua figura não parece ter sofrido tantas modificações historicamente.
Fruto de sua experiência – ela tem quatro filhos homens e quatro noras, a escritora e jornalista Christiane Collange decidiu conduzir uma pesquisa sobre esta relação tão delicada.
Autora de inúmeros livros sobre as mulheres e as relações familiares, ela foi escutar mais de uma centena de Sogras em toda a França, convidando-as a falar sobre suas relações com as novas famílias formadas por seus filhos.
A constatação final é inapelável: a relação sogra/nora não é nunca fácil para ambas as partes!
O livro apresenta inúmeras situações de confronto emocional e até mesmo as anedotas – freqüentemente trágicas, mas das quais conseguimos rir –, onde cada um(a) poderá se reconhecer. Mas iremos encontrar também algumas pistas preciosas para se ter um bom relacionamento com noras, genros, filhos casados e netos. E assim, podermos usufruir mais integralmente os prazeres dos “domingos em família”.
Jornalista, escritora e mãe de família numerosa, Christiane Collange (nascida Servan-Schreiber, em Paris, 1930) consagrou toda a sua carreira aos problemas da sociedade, à promoção da mulher moderna e à reflexão sobre as relações humanas e familiares numa sociedade em mutação.Foi redora-chefe de L'Express, editorialista de Elle e Madame Figaro, apresentadora de rádio e televisão na França.Também criou um site na internet dedicado à menopausa. Escreveu quinze livros, entre eles, vários best-sellers na Europa.Tem quatro filhos, quinze netos e acaba de virar bisavó. Dela a Sá Editora publicou também A segunda vida das mulheres (2005).



