 |
Christiane
Collange
com edição brasileira |
Escritora e jornalista Christiane Collange
vem autografar seu livro no Brasil
A partir de 23 de agosto próximo, a jornalista e escritora francesa Christiane Collange visita São Paulo, Salvador e Brasília, cidades onde fará palestras e autografará seu livro "A segunda vida das mulheres" (Sá Editora), recentemente lançado para o público brasileiro. Christiane viaja à convite da Embaixada da França no Brasil, com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, da Aliança Francesa e da Sá Editora e já tem programado o Café Literário da Livraria Cultura (24/08); palestra na Aliança Francesa de Salvador (28/08) e Café Literário da Feira de Livros de Brasília (30/08).
| Palestra e autógrafos: |
São Paulo
Quinta-feira, 24 de agosto, 19h
Local: Café Cultura / Livraria Cultura Conj. Nacional
Av. Paulista, 2073/Loja 151
Salvador
Segunda-feira, 28 de agosto, 18h
Local: Aliança Francesa
Av. 7 de Setembro, 401 – Ladeira da Barra / Telefax: (71) 336 75 99.
Brasília
Quarta-feira, 30 de agosto, 20h30
Local: Café Literário / 25º Feira do Livro de Brasília
Pátio Brasil Shopping: SCS Quadra 7 Bloco A |
A autora: feminista e jornalista francesa que acompanha seu tempo
Enfrentando a vida com alegria, bom humor e despojamento, Collange chegou aos 75 anos sem ter realizado nenhuma plástica. Em seu currículo estão três ex-maridos, quatro filhos e 15 netos, a publicação de 16 livros e a chefia de redação da revista L`Express, com passagem pela revista Elle, Madame Figaro,e pelo rádio e televisão franceses. Jornalista e escritora, Christiane Collange consagrou toda a sua carreira aos problemas da sociedade, à promoção da mulher moderna e a uma reflexão sobre as mutações das relações humanas e familiares na sociedade em revolução do fim do século XX e no início do terceiro milênio.
Ela se auto-define como especialista em Vida privada e Família.
Suas três últimas obras abordam especialmente os problemas de longevidade que será, segundo ela, a grande revolução da vida individual no século XXI, como a contracepção revolucionou a sociedade e as relações entre homens e mulheres no século XX.
Seu último livro: compreendendo as mulheres na fase da maturescência
"A segunda vida das mulheres" já vendeu 100.000 exemplares desde o seu lançamento na Europa.
Sua pesquisa informal, sem estatísticas, revelou que as mulheres são muito ativas, corajosas (uma enfrentou o marido e se separou porque ele não queria aceitar o filho homossexual), alegres (algumas dançam com as amigas à noite enquanto os maridos ficam em casa) e que a maioria não se sente deprimida com a passagem do tempo.
Escrito a partir de entrevistas que Collange fez com 100 mulheres da classe média francesa, a autora extraiu delas o que desejam e fazem depois da época em que os filhos deixam as casas e elas se tornam avós, por exemplo, ou se aposentam ainda em pleno "gás". Compara ainda a fase da "adolescência" com a da "maturescência".
Em passagem pelo Brasil, em 2001, a autora diz ter estranhado a ausência de mulheres maduras nas ruas, como se estivessem escondidas. Diz, ainda, que os franceses comentam o excesso de plásticas a que se submetem as jovens brasileiras, numa tentativa de reformar o corpo inteiro.
A obra propõe questionamentos como "Qual é a tragédia em ter menos juventude aos 50 anos?" e mostra como é possível, para as mulheres após os 50 anos, viver em harmonia e de forma menos egoísta já que estão livres das pressões do mercado de trabalho e da família.
Curriculum completo:
* Nascida, Christiane Servan-Schreiber, em 29 outubro de 1930
* Formada pelo Institut d'Etudes Politiques , Paris, em 1951
* Condecorada “Chevalier” da Legião de Honra francesa
ATIVIDADES COMO JORNALISTA:
* diretora de Madame Express, depois Redatora-chefe da revista "L'Express" (1953-1969),
* Diretora do Jardin des Modes (1970/72),
* Editorialista da revista ELLE (1972/78) e de Madame Figaro (de 1988 à 1995),
* Apresentadora de programas em rádio Europe1 (de I970/80),
* Editorialista em televisão – Telematin/ A2,
* Comentarista no canal francês LCI (de 1994 a 1996),
* Cronista sobre os acontecimentos da sociedade todas as sextas-feiras na Rádio Bleue de 1996/1999,
* Editorialista da revista “Vivre+” desde 2002,
* Participou de inúmeros programas de televisão na França.
* INTERNET : criou o site “seniorplanet.fr” em 2000
* Criou e dirigiu um site sobre a menopausa (2000-2005): ménopause.fr
COMO ESCRITORA:
16 LIVROS PUBLICADOS, quarto deles best-sellers europeus: Madame et le Management (1969, reedição em 2002) Je veux rentrer à la maison (I979) Moi ta mère* (1985) Moi ta fille* (1990).
Os outros títulos: Madame et le Bonheur, Ca va les hommes?, Le divorce-boom*, Chers Enfants*, Nos sous*. Dessine moi une famille, La politesse du coeur*, La grosse et la maigre com a colaboração de Claire Gallois., Toi, mon senior* , Merci mon siècle, Nous les Belles-mères e o último La deuxième vie des femmes lançado em fevereiro de 2005 na França e já traduzido em seis idiomas.
Christiane Collange já figurou na lista de best-sellers na Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Argentina, México. Dois de seus livros já foram traduzidos para o japonês.
Informações para a imprensa:
Eveline Teixeira
[email protected]
Tel: (11) 5051-9085 / 5052-9112
Cel: (11) 9223-6800
www.saeditora.com.br
|