Nos últimos 20 anos, nossa sociedade se viu frente a frente com um problema médico-social de dimensões alarmantes: a cura da Aids. Ao lado de pesquisas de ponta em laboratórios, que buscavam uma solução científica para a erradicação do vírus, começou-se também a estudar o comportamento humano e as relações e reações que afetam os pacientes soropositivos.

De sua rotina - atendendo em seu consultório em São Paulo e visitando pacientes em hospitais-, a médica psicanalista Sylvia de França G. dos Reis extraiu o material que serve de base a seu livro UM POR TODOS,TODOS POR UM - Aids: um convite à responsabilidade social.

 

Sylvia vem se dedicando ao trabalho de lidar com as emoções de pessoas que se vêem abatidas pelo diagnóstico da Aids -- bem como de seus familiares e grupos de relacionamento mais próximos. Sua experiência diz que a cura emocional - e até a sobrevivência à doença - passa pela integração do doente, pela distribuição de responsabilidade por todo o meio social, e não pelo isolamento, pela introversão, pela culpa individual. Um capítulo importante discute ainda o papel da midia, com suas influências positivas e negativas.

próxima >>