Aprenda a auto-regular o estresse (Diário do Nordeste, 31/07/2005)
NEUROCIÊNCIAS
Técnicas antigas ajudam a alcançar a mente pelas vias do corpo
Quando surge o estresse, a tristeza, a ansiedade, a depressão, sofre não só a mente mas também o corpo. As Neurociências, têm se voltado exatamente para as pesquisas sobre os fundamentos do antigo paradígma corpo/mente, que compreende ambos enquanto unidade. Dentro dessa vertente, desenvolve-se a todo vapor a Medicina das Emoções, integrando métodos mentais e corporais antigos (respiração, acupuntura, nutrição, meditação), com a psicoterapia e as diversas especializações médicas.
A Física Quântica já havia descoberto essa unidade entre os níveis sutis e densos de energia, no começo do século passado. De acordo com o físico indiano radicado no Ceará, Harbans Lal Arora, os componentes emocionais afetam decisivamente o corpo, podendo gerar bem-estar e doenças originadas dos estados de estresse.
A idêntica percepção chegou o médico, psiquiatra e doutor em ciências Neurocognitivas, David Servan-Schreiber, autor da obra ‘‘Curar: o estresse, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise’’ (Sá Editora). Após anos de tratamento convencional com pacientes crônicos, com depressão, transtorno bipolar, ansiedade e estresse, passou a pesquisar abordagens tradicionais que apresentavam melhores e mais rápidos resultados.
Em seu livro, ele discorre sobre sete abordagens de tratamentos naturais centrados na mente e nos mecanismos de cura do próprio cérebro, o que denomina de a Nova Medicina das Emoções. Passou a lançar mão dessas técnicas pelos resultados surpreendentes, todos pesquisados e documentados em revistas científicas sérias de todo o mundo. Servan-Schreiber diz que hoje a demanda é tão grande por essas outras abordagens que integram o cérebro límbico com o cognitivo, que não há mais como ignorá-las.
DEFESAS - No processo evolutivo, a dimensão emocional tem no corpo físico uma ligação com a esfera primitiva do ser: o cérebro límbico. É por meio dele que são acionados os mecanismos de ação e reação, como o de proteção e defesa. De um certo modo, diz Arora que além de professor da Universidade Federal do Ceará é diretor geral da Universidade Holística (Unipaz) no Ceará, todos temos medo. Esta emoção negativa, por seu turno, é geradora de estresse em alto grau, muito presente hoje.
Por esse motivo, Arora pesquisa e fundamenta seu trabalho com técnicas que autoregulem o estresse. Além da vida acadêmica, ele atua há duas décadas na área da saúde, com pacientes com câncer, Aids, AVC, doenças cardiovasculares, Lupus, depressão, Parkinson, Alzheimer. Nos últimos anos, acompanha esses pacientes em cirurgias, tanto no pré-operatório, durante a intervenção, como no pós-operatório.
Arora diz seguir três pilares fundamentais: a abordagem quântica, a visão holística e as técnicas milenares, atualizadas. Dentro do paradígma holístico, é possível integrar as técnicas milenares com as modernas. ‘‘O que mais me empolga, no momento, é preparar as pessoas para cirurgias, quando tentamos superar o medo da cirurgia, promotor de elevado nível de estresse (do medo de morrer, de ser anestesiado, de ficar inconsciente, da infecção hospitalar,…).’’
Há, conforme Arora, ainda o medo da perda de sangue e do paciente ter que se submeter a uma transfusão (ligado ao medo de receber sangue contaminado). A expectativa do tempo de recuperação, da dor e da cicatrização da cirurgia estão contidas em outros tipos de medo. Por essa razão, tenta amenizar o estresse da falta de saúde -já preparou mais de 200 doentes para diversos tipos de intervenções, acompanhando 80 deles durante a cirurgia.
Médicos oncologistas como Sérgio Juaçaba e Haroldo Juaçaba, a ginecologista e obstetra Ana Patrícia Xerez são alguns dos profissionais que acolhem o trabalho de Arora durante as intervenções. ‘‘Nos casos de câncer, também os acompanhamos os pacientes aos tratamentos de quimio e radioterapia, a fim de minimizar os efeitos colaterais e maximizar os benefícios da terapia.’’
Rose Mary Bezerra
SERVIÇO: Atendimentos e palestras com Harbans Arora, Fone: (85) 3234-0789. Obra: ‘‘Curar: o estresse, a ansiedade e a depressão sem medicamento’’, David Servan-Schreiber, Sá Editora

