BLOG DA SÁ

Por Editora Sá | 13 de Maio de 2007 | Em Na Mídia |

sograsprec.jpg

São cinco sogrinhas cariocas, amigas que se reúnem para conversar em torno de livros e principalmente da literatura francesa, da qual são todas fãs e falantes.

Com o livro Nós, as Sogras da jornalista e escritora francesa Christiane Collange na roda, a identificação foi imediata: “Collange trata de um preconceito contra as sogras, mas também analisa o lado das noras e genros com muita justiça”, diz Myriam Gewerc, uma nora e um ex-genro. “Nós queriamos sacudir este preconceito e Collange falava por nós.Fizemos a tradução em várias tardes, regadas a chá e muita animação. Só depois do trabalho pronto, foi que pensamos na possiblidade de vê-lo publicado”.

As tradutoras contataram a autora na França, que apoiu o projeto e repassou o contato para Eliana Sá,da Sá Editora, que publicava seu mais recente trabalho A segunda vida das mulheres no Brasil.

O contrato foi providenciado com a editora Fayard, em Paris, e o livro, Nós, as sogras já está chegando às estantes das livrarias de todo o país. ” Foi um processo totalmente incomum, de trás para frente, movido pelo entusiamo e pelo talento das tradutoras”, diz a editora.

Quem são elas:

Magui Coimbra fez os cursos de Nancy e tradução da Aliança Francesa e viaja constantemente à França, morando um mês por ano em Paris de onde chega sempre cheia de novidades literárias. Tem grande faro de bons autores e sempre foi fã de Christiane Collange.

Laura Annette Moraes, professora da rede municipal carioca, formada em português e francês na antiga Faculdade Nacional de Letras do Rio de Janeiro, recebeu as Palmas Acadêmicas da França por serviços prestados. Completa dizendo que é casada, tem cinco noras e uma ex no currículo, e cinco netos.

Ana Maria Queiroz também é formada em Letras ( português e francês) e também teve uma trajetória como professora na rede municipal; está casando seus dois filhos este ano.

Myriam Gewerc com curso pela Université de Lausanne e de tradução na Aliança Francesa, sempre foi apaixonada por idiomas (lecionou inglês) como forma de expressão e comunicação. No curriculo uma nora e um ex-genro com quem tem ótimo entendimento. Três filhos e cinco netos completam a feliz família, além de um casamento de 45 anos.

Sóly Mossé é bacharel em Direito, com certificado de tradutora em inglês e francês, trabalha como técnica no Tribunal Regional do Trabalho/RJ; é mãe, sogra e avó.

Sem comentários »

Comente