Os 100 melhores CDs da MPB

Um livro com o papel de despertar uma discussão atual sobre a Música Popular Brasileira, representada pela suas melhores gravações em CD. Este é o intuito da obra Os 100 Melhores CDs da MPB, do crítico musical André Domingues.
A votação para definir os “eleitos” e dar voz à diversidade da MPB foi feita por profissionais de renome do meio musical. São 10 músicos, compositores e críticos:
Arley Pereira, jornalista e crítico musical; Carlos Rennó, compositor, jornalista e crítico musical; Éder Sandoli, compositor, arranjador e instrumentista; Hilton Valente, compositor, arranjador, instrumentista e professor de História da Música Popular Brasileira da UNICAMP; Luiz Melodia, cantor e compositor; Maria Alvim, cantora e especialista em recursos da voz; Rui Moraes, jornalista especialista em MPB; Théo de Barros, cantor, compositor, instrumentista e arranjador; Victor Martins, compositor; além do próprio autor.
O resultado dessa votação, longe de se pretender absoluto, é uma verdadeira provocação. Quais serão, enfim, os maiores clássicos da MPB? Cada um tem sua opinião, é verdade. Mas por quê não discuti-las, e ao som de boa música? O jornalista Marino Maradei Jr., logo na orelha do livro, trata de abrir a polêmica reclamando a falta de Lúcio Alves… É esse o espírito de Os 100 Melhores Cds da MPB!
Os textos do livro, mistos de crítica musical jornalística e ensaio, são enriquecidos por um glossário, que explica o sentido de termos técnicos relacionados ao ritmo, à harmonia, à melodia e a curiosidades que cada gravação aportou à nossa música. Assim, traz ao leitor um sentido de tempo e espaço, inclusive com breves biografias dos principais nomes citados.

EM BREVE E-book: você pode ler o livro em seu tablet, Ipad ou celular, comprando e baixando o texto direto das livrarias que vendem livros digitais!

Autor

André Domingues nasceu em São Paulo, em 1976. Formado em Filosofia pela UNICAMP e estudioso de música popular desde os 14 anos de idade, vem trabalhando como jornalista e crítico musical na emissora de televisão Alltv (www.alltv.com.br) e em diversas publicações escritas, tais como o Jornal da Tarde, o Diário do Comércio, a revista Raça Brasil e a revista Cultura DO. Também leciona História da MPB em escolas e centros culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *